Mude o idioma deste blog.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

BIOGRAFIA - EEFM SANTO AFONSO

 A Escola de Ensino Fundamental e Médio Santo Afonso, situa-se na rua General Bernardo de Figueiredo, 2670, no Bairro Parquelândia. Comemora quarenta e sete anos de fundação, desfrutando de grande credibilidade perante a comunidade constituindo-se em Escola no bairro.

      Na década de sessenta, a comunidade contava apenas com uma escolinha de taipa com apenas duas salas de aula - conhecida como "Escola Reunidas Amadeu Furtado" - que não atendia a demanda da população. Surgiu então, a necessidade de ampliar o número de vagas  na Escola  Atendendo ás crianças carentes.
       A iniciativa da construção de um Grupo Escola partiu de um padre redentorista, o irlandês Padre Michael Rondon - conhecido como Padre Guilherme - e contou com a participação da comunidade. Este, tinha importante atuação  junto ao meio político e encarregou-se de entregar ao então governador do Ceará, Coronel Virgílio Távora, um documento solicitando a construção  do Grupo Escolar. Em resposta ao pedido da comunidade, o ilustre político determinou que "para construção de uma escola seria necessário o funcionamento de no minimo, seis salas de aulas".
       Nesse momento, a comunidade demonstrou grande sensibilidade e união e, para que a condição da construção da escola fosse satisfatória, seis famílias cederam suas próprias residência para  abrigar os alunos, abrindo as salas de aulas exigidas pelo governo do estado.
       Assim, construiu-se o Grupo Escola Santo Afonso - em homenagem ao fundador da congregação dos padres redentorista, da qual fazia parte o escolinha de taipa "Escola Reunidas Amadeu Furtado".
       A inauguração do novo grupo escola se deu em 1964 e contou com a presença de Governador do Estado, o Coronel Virgílio Távora; do prefeito de Fortaleza, o Engenheiro José Water Cavalcante; além da presença de todas a comunidade e  representantes da Igreja Católica, o Bispo Auxiliar Dom Raimundo da Costa e de Padre Thiago, Providencial da Congregação dos redentoristas.
     
A escola iniciou suas atividades em 1965 funcionando inicialmente com seis turmas do antigo curso primário, quando as salas de aula que  funcionavam nas residências particulares foram transferidas para a sede do Grupo Escola Santo Afonso; exceto uma: a da senhora Odete Cordeiro, que continuou atendendo seus alunos por cerca de vinte e cinco anos - visto que, na época seis salas de aulas.
    O primeiro ano de funcionamento do Grupo Escola  Santo Afonso foi marcada pela intensa participação a comunidade que tomou para si a responsabilidade de administra a nova escola. Foi exercida uma grande gestão totalmente participativa, pois a própria comunidades atuava na coordenação da atividades, além de continuar mantendo financeiramente uma Diretoria escola por parte do governo do estado - o que  garantia  as verbas para funcionamento da escola.
     No ano seguinte,1967, foi oficialmente a primeira Diretora do Grupo Escola  - a Irmã Catarina, da congregação  Religiosa  Preciosíssimo Sangue. Em 1967, foi nomeada oficialmente  como Diretora do Grupo Escola do Santo Afonso, a professora Eloir Gouveia de Araújo. Durante sua gestão (1967-1971), o Grupo Escola passou a pertencer a rede oficial de ensino, passando a ser mantido pelo Governo do Estado do Ceará.
     Em 1972, a professora Rita Silveira de Oliveira - a terceira Diretora - lança a campanha "Integração Escola de 1° grau para adequação da escola a reforma do Ensino que, no ano anterior, modificara a estrutura do ensino unificando o antigo curso de 1°grau. A campanha logrou êxito, a reivindicação foi aceita e o Grupo Escolar passou a determinar-se Escola de 1°grau Santo Afonso.
    Na década de 80,a equipe de direção escola passou a compor-se dos cargos de Direção e Vice -Direção. Na ocasião assume o cargo de Diretora, a professora Rosalva Falcão Torres, tendo como Vice-Diretoras, Francisca Dória Cavalcante e Gerusa Soares Deus.'
   No inicio dos anos 90,a secretaria de Educação do Estado do Ceará provocara novas mudanças no sistema de direção escola: instituiu as funções de Diretor Geral e Diretor Adjunto. Em 1992, foram nomeadas como Diretor Geral, Rosalva Falcão Torre e como Diretoras Adjuntas, Francisca Amélia Crisóstomo e Francisca Dória Cavalcante.
   A escola continuou crescendo e, no ano de 1993 foi implantado o sistema de telensino para as turmas de 5ª a 8ª seria - o perdurou até 2009. A secretaria de Educação aperfeiçoando o modelo de gestão escolar democrática instituiu a Eleição direta para Diretor - após aprovação em prova de conhecimento técnica e prova de títulos - em todas as Escolas Públicas.
    Em 1995 a comunidade da Escola Santo Afonso, teve a oportunidade de se manifestar e eleger através de votos a Professora Rosalva Falcão Torres como Diretora Geral para o triênio 1995-1998. Após a eleição, a diretora escolheu os demais componentes do Núcleo Gestor, que assim ficou constituído: Diretora Geral - Rosalva Falcão Torres; Coordenadora Pedagógica - Regina Cleide Ribeiro Marinho; Coordenadora Financeira - Francisca Amélia Crisóstomo; e Secretaria - Maria Freire Almeida.
  A segunda eleição para Diretor ocorreu em 1998.  Na ocasião, reelegeu-se a diretora Rosalva Falcão Torres para triênio 1998-2000. Sua equipe era constituída pela Coordenadora Financeira Maria Nilma de Paula Pinheiro e Coordenadora Pedagógica, Regina Cleide Ribeiro Marinho e Secretária, Maria Freire Almeida.
  Em 2001, a Escola avança para a oferta do Ensino Médio - com cinco turmas de 1° ano (Ensino Regular) e três turmas de Ensino Supletivo (Projeto Tempo de Avançar- TAM). Em 2004, o corpo discente contava com efetivo de mil e três (1003) alunos distribuídos nos três turnos (Manhã, Tarde e Noite), no Ensino Fundamental e Médio - incluindo-se Ciclo l e ll (3 turmas) ,5ª a 8ª séria (8 turmas), Educação de jovens e Adultos(3 turmas) 1° ao 3° ano do Ensino Médio (12 turmas), Ensino Supletivo TAF (2 turmas) e TAM (2 turmas). 
   Em 2005 novas eleições aconteceram para o quadriênio 2005-2008, sendo eleito o professor Francisco Assis de Vasconcelos  como Diretor. O núcleo gestor assim ficou constituído: Coordenadora Pedagógica, Regina Cleide Ribeiro Marinho; Coordenadora de Gestão, Francisca Amélia Crisóstomo e secretária; Maria  Freire Almeida.
   Em 2008, foram selecionados pela Secretária da Educação  os professores que poderiam concorrer a direção das escolas. Em 2009 aconteceram as eleições para o quadriênio 2009-2012, sendo eleita  Diretora a Professora Marluce Aragão Abreu de Vasconcelos.  Para  composição composição do novo núcleo gestor  assumiram as  Coordenadores Escolar - Ana  Lourdes Mourão Lobo Melo e Francisca Amélia  Crisóstomo  e Secretária- Maria Freire Almeida. Como suporte em seu Trabalho a escola conta com a Unidade Executora e Conselho Escolar.
   Em 2011, o corpo discente consta de um efetivo de oitocentos e vinte (820) alunos distribuídos nos três turnos (Manhã, Tarde e Noite) no Ensino Fundamental e Médio - 5° ano (1 turma) 6° ao 9° (9 turmas), Educação de  Jovens e Adultos (1 turma), 1° ao 3° ano do Ensino Médio(12 turmas).
    A efetiva melhoria da qualidade do ensino constitui-se em fator determinante que direciona todas as atividades na Escola. Nesse sentido, destacam-se  Projetos,  Ênfase no Planejamento Pedagógico, sala de Apoio (para Reforço da aprendizagem), melhoria  no sistema e Forma de Avaliação, Projetos de Mais Educação, Laboratório de Informatica, preparação  para o ENEM, Feira de Ciências, além de trabalho constante de conscientização minimizando a Indisciplina em sala de aula.
   Os resultados de Avaliações Educacionais, como SPAECE e SAEB , são importante subsídio que direcionam a prática pedagógica. Os  resultados são  importante subsídio que amplamente discutidos entre os Professores e Coordenação  Pedagógica, que , juntos buscam soluções para dificuldades demonstradas nesses mecanismos, assim como em Avaliações internas realizadas ao final de cada Projeto e Bimestre.
  Além da ênfase no que se refere aos aspectos  pedagógicos, destaca-se também, a integração Escola-comunidade que se dá através de Reuniões de Pais (mensalmente), oferta de Palestras educativas, Reuniões (grupos religiosos) e aulas de Capoeira.
   Além disso, a escola cede seu espaço aos finais de semanas para receber grupos de casais, jovens e criança para Crisma, Catecismo e Encontros de  Casais : além das atividades esportivas direcionadas aos alunos.
   Contamos  atualmente, com um corpo docente qualificado, formado por 40 professores, entre os quais, 24 pertencem a rede estadual; enquanto 16 são de contratação temporária. Quanto a escolaridade, 100% têm Curso Superior e 95%  Pós-Graduação ( nível de especialização).
   Seu   quadro técnico administrativo é formado  por 08 funcionários, todos pertencentes a rede estadual, quanto ao nível escolaridade, predomina o Ensino Médio. Compondo o quadro da escola contamos ainda com 09 salas de  funcionários de serviços gerais, sendo 02 efetivos e 06 de contratação temporários. no que se refere às dependências da escola, temos 10 salas de aulas, 01 Laboratório de informática, 01 Laboratório de Matemática, Sala de Apoio Pedagógico, uma Sala para o Núcleo Gestor, sala dos professores, Secretária, Almoxarifado, Biblioteca, Pátio coberto, Pátio descoberto, Seis banheiros, Mini-quadra de esporte descoberta, Cozinha, Deposito de merenda, Banco de livro e Dois banheiros para cadeirante - Todos se encontram em bom estados de conservação.
FONTE: https://sites.google.com/site/eefmsafonso/biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário